Quilombaque: quebrando correntes e plantando sementes

Rodrigo Vinagre

São Paulo, Brasil. Assim como Palmares, o maior quilombo do período colonial brasileiro, a Comunidade Cultural Quilombaque é um foco de resistência que abriga os excluídos pelo sistema, sejam negros, brancos, vermelhos ou coloridos. E se Palmares era formado por nove Mocambos interligados, a Quilombaque hoje congrega cerca de 80 coletivos da periferia noroeste de São Paulo, formando uma rede onde seus integrantes encontram refúgio para a livre manifestação cultural e tomam para si o direito de escrever a própria história. Assim, tornando-se protagonistas na transformação de sua realidade, esses descendentes de escravos e seus companheiros quebram as correntes invisíveis que os prendem e semeiam esperança em um território que parece ter sido esquecido pelos senhores do poder.

Verdadeiro quilombo urbano fortemente ligado à cultura afrobrasileira, a Quilombaque tem origem no bairro de Perus, local que possui um dos piores índices socioeconomicos e culturais da cidade de São Paulo. Por lá não existem cinemas, teatros, museus ou casas de show; sobram desempregados, armas e mortos – segundo dados do governo, Perus apresenta a pior taxa de óbitos por homicídio entre homens de 15 a 29 anos. Frente a este cenário, um grupo de jovens moradores do bairro decidiu não mais esperar pelos mandos e desmandos do mau governo e, inspirado na batida dos tambores, deu início ao que hoje é uma das maiores referências de resistência e produção cultural na periferia, posteriormente reconhecida pelo próprio governo, como um Ponto de Cultura. Atualmente resistem contra a implementação de um projeto da prefeitura que implicará no desalojamento de parte da comunidade: a construção do Parque Linear.

Cleiton, 26, um dos fundadores da Quilombaque, conta um pouco dessa trajetória.

Como surgiu a Comunidade Cultural Quilombaque?

A Comunidade Cultural surgiu em 2005. Foi uma idéia que eu e meu irmão gêmeo Clébio tivemos. A gente fazia parte de um bloco de percussão lá no Ibirapuera [parque localizado em bairro nobre de São Paulo] chamado Caranguejeira, e dava oficinas para os usuários do parque. Porque esse grupo tinha muitos integrantes de bairros da periferia, começou a ser mal visto por lá, e acabou perdendo aquele espaço. Surgiu a idéia de formar um grupo aqui no bairro, com os moradores, ao invés de sair daqui e ir até o centro buscar algo pra fazer. Foi daí que a gente começou. Era uma coisa nova aparecer com os tambores e apesar de Perus ser um reduto de nordestinos, muitos tinham preconceito e não conheciam a própria cultura. Aos poucos vários foram aderindo, gostando da idéia. Começamos a organizar festas e a montar algumas oficinas de percussão, de LIBRAS, de interpretação de texto, marchetaria, com um pessoal voluntário. Além de começar a fazer o cinema também, com a TV de casa. Tudo isso era lá na garagem da minha casa.

Este material periodístico es de libre acceso y reproducción. No está financiado por Nestlé ni por Monsanto. Desinformémonos no depende de ellas ni de otras como ellas, pero si de ti. Apoya el periodismo independiente. Es tuyo.

Otras noticias de  Num. Anterior   Brasil   Geografía   Reportajes  

Dejar una Respuesta