Até sempre João Zinclar

Desinformémonos Fotos: Homenagem de Carlos Latuff a João Zinclar

O companheiro João Zinclar morreu no último sábado (19) vítima de um acidente de ônibus. Esse grande fotógrafo deixou uma filha, muitas saudades e um vasto registro das lutas populares no Brasil.

A fotografia era paixão antiga. Mas foi trabalhando durante muitos anos no chão de fábrica como metalúrgico e atuando como dirigente sindical que João Zinclar forjou sua consciência de classe e sua visão socialista do mundo. Dessa combinação surgiu esse grande “fotógrafo operário e operário fotografo”, como ele mesmo se definiu. Um fotógrafo a serviço da luta popular e operária.

João Zinclar começou a fotografar com mais de 20 anos de idade e aos poucos a máquina fotográfica passou a ser sua principal ferramenta para contribuir com a luta dos trabalhadores contra o capital. “Consigo fazer exatamente o que gosto, esse é o segredo: Fotografia e só”, como havia colocado em seu perfil no facebook. Conseguiu viver só da fotografia.

Não acreditava na neutralidade jornalística: suas fotos imprimiam o ponto de vista do povo que luta. Ele fotografava para vários movimentos sociais, entre eles o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), sindicatos e meios populares de comunicação, como Brasil de Fato. No México, colaborou com o Brasil de Fato, Desinformémonos, La Jornada e a revista Biodiversidad. Em 2010, lançou o livro fotográfico «O Rio São Francisco e as Águas no Sertão», depois de registrar por 5 anos a cultura do povo ribeirinho e sua luta em defesa do rio. Ultimamente também registrou a luta contra a hidroelétrica de Belo Monte e o avanço das obras.

Em uma de suas últimas entrevistas, Zinclar afirmava que: “Mudar o mundo é tarefa muito maior que a fotografia” e “se a fotografia quiser cumprir esse papel ela tem que andar pari-passo com os movimentos colocando realidades objetivas e subjetivas, porque não existe verdade absoluta”. A foto de João Zinclar certamente cumpriu esse papel.

A seguir confira algumas das belas fotos desse companheiro em duas de suas colaborações para Desinformémonos.

Fotorreportagem com fotos do livro «O Rio São Francisco e as Águas no Sertão»

Fotorreportagem sobre a luta contra Belo Monte

Este material periodístico es de libre acceso y reproducción. No está financiado por Nestlé ni por Monsanto. Desinformémonos no depende de ellas ni de otras como ellas, pero si de ti. Apoya el periodismo independiente. Es tuyo.

Otras noticias de Reportajes  

Dejar una Respuesta