Escola Semente da Conquista: a boa colheita da Pedagogia da Terra

Por Robison Risso, Dionata Luis Plens da Luz y Patrícia Lavratti

Assentamento 25 de Maio, Santa Catarina, Brasil. A Escola do MST «Semente da Conquista» colheu seus frutos: foi reconhecida como a melhor escola do município de Abelardo Luz, em Santa Catarina. A escola, que educa pouco mais de cem alunos dos 23 assentamentos do município com maior número de famílias assentadas do estado (1.418), foi destaque em 2009 no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), aplicado pelo governo federal e etapa importante para ingressar nas universidades do Brasil. Um exemplo de que uma educação diferenciada e autonoma, construída com outros princípios que não a formação dos alunos para um mercado de trabalho competitivo (e urbano), pode obter bom desempenho inclusive segundo os padrões de avaliação do modelo hegemônico. A escola aplica um método alternativo de ensino, a Pedagogia da Terra.

O que segue é o relato de um professor e de dois alunos da «Semente da Conquista». Eles nos contam como essa escola levantada no assentamento 25 de Maio difere das demais escolas do município e o que representou para eles esse êxito em um exame de referência nacional.

Escola Semente da Conquista: uma realidade escondida pela mídia.
Robison Risso, professor na Escola de Ensino Médio Semente da Conquista a 3 anos, estudante do curso de Licenciatura em Educação do Campo – parceria ITERRA/UnB e Militante do MST desde a Adolescência

A Escola de Ensino Médio Semente da Conquista, como o próprio nome já sugere, é fruto da luta pela terra no município de Abelardo Luz, onde as famílias Sem Terra, de origem de varias regiões do Sul do País, deixaram de aceitar a situação de exploração e acomodação para serem protagonistas da historia e conquistarem um pedaço de chão para não somente dar o sustento a seus filhos, mas para construírem uma vida digna e ter seu espaço dentro da sociedade.

Para construir essa história, não bastava apenas a conquista da tão sonhada terra, mas também era preciso buscar outras questões de necessidade real e imediata, entre elas é a escola. Nesse sentido, as famílias à luz da organização do movimento social, buscaram como direito seu a consolidação não apenas do ensino fundamental no campo, mas também a garantia do ensino médio, para que seus filhos não precisassem partir para as cidades para completar seus estudos.

O MST, através da pedagogia do movimento, acredita na formação de sujeitos não conformistas, com um nível de criticidade elevado, tendo a capacidade de intervir na sua realidade, buscando sempre a transformação da mesma, sempre em vista da justiça social.

Este material periodístico es de libre acceso y reproducción. No está financiado por Nestlé ni por Monsanto. Desinformémonos no depende de ellas ni de otras como ellas, pero si de ti. Apoya el periodismo independiente. Es tuyo.

Otras noticias de  Num. Anterior   Brasil   Geografía   Reportajes  

2 Respuestas a “Escola Semente da Conquista: a boa colheita da Pedagogia da Terra”

  1. Olá,

    A escola teve uma nota boa comparada a duas outras escolas da cidade. Mas se comparar com as escolas públicas de SC, é baixa.

    E posar de vítima, que não saiu nos jornais, é querer dar de coitadinha. Não saiu porque não mereceu.

Dejar una Respuesta